Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Fevereiro 2012

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829


Pesquisar

 


Por que preciso do meu chefe?

Domingo, 26.02.12
 Por Kelly Cavalcanti Gallinari | Ecoach

Alguns de vocês devem se fazer esta pergunta já que, infelizmente, nem todos os líderes foram preparados para função e acabam por cometer falhas em sua gestão.
 
Partindo desta premissa, muitos adotam posturas negativas a respeito e, ao invés de colaborarem para a solução dos desgastes, incrementam, ainda mais, os desencontros entre líderes e liderados.
 
Vamos racionalizar: se seu chefe não está desempenhando bem, logo isto respingará no resultado de suas funções. E reclamar dele, não salvará seu emprego.
 
Sim, é isto mesmo que está pensando. Se o resultado da área depende de todos, também é sua função auxiliar o seu chefe a melhorar de performance. Vamos desvendar os ‘comos’ e ‘porquês’:
 
1 – Líder também é GENTE. Acreditem. E nenhuma pessoa sabe tudo. Logo, uma hora ou outra, erra. Exigir que seu chefe não erre é irreal. Não alimente expectativas irreais! Isto só aumenta a chance de frustrações e estresses desnecessários.
 
2 – Se seu chefe não age da melhor forma, vamos tentar entender o porquê para, então, poder ajudá-lo.
 
Comportamentos são resultados de VALORES (crendices). Valores são a soma de todo o aprendizado (ou a falta dele) de uma vida.
 
Pode ser que seu líder tenha tido aprendizados diferentes dos seus e, por conseqüência, seus comportamentos também serão diferentes.
 
Este processo nos ajuda a entender melhor os motivos do outro. E entender não significa passar a admitir comportamentos inadequados; apenas nos dá a possibilidade de distrair nossas decepções, raivas e pré-julgamentos para, então, nos permitir auxiliar no processo de crescimento do próximo, sem julgar./rotular. E este próximo pode ser, inclusive, seu chefe.
 
3 – Utilize-se da COMPLEMENTARIADE de competências. Se você tem uma competência mais desenvolvida que seu chefe, não perca tempo: oferte-a. Ao invés de resmungar os defeitos de seu líder, mostre que nisto você pode colaborar e prove que juntos são mais que dois! Isto é, juntos, formam, ou chegam mais perto, da performance desejada. Isso sim é equipe de verdade.
 
Um bom líder tem, entre outras, a função de desenvolver pessoas. Você, independente do cargo, também pode contribuir com a formação de outras pessoas. O fato de seu chefe necessitar de ajuda não o invalida, apenas o aproxima do restante da equipe e isto é muito positivo.
 
Aja ao invés de reclamar. Reclamar dos outros é comum. Inusitado e memorável é a capacidade de não julgar e reconhecer no próximo a possibilidade de crescimento.
 
Tente.
 
Abraços e até mais.
 
Link do artigo:

Autoria e outros dados (tags, etc)

por INESUL às 17:47


Comentários recentes

  • Nino

    Nem todo mundo ama essa prisão corporativa em que ...

  • Felipa Gui

    Sinceramente pra falar a verdade e pra aprender a ...

  • Katherine

    Oi eu tenho uma dúvida, se eu fui aprovado em um p...

  • Saulo

    Sera que os profissionais de RH leram esses coment...

  • Anónimo

    INCRÍVEL QUANDO VOCÊ ESTÁ EM UMA ENTREVISTA CONTAN...