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Elimine manias e medos. Dissemine conhecimento e trabalhe melhor.

Terça-feira, 10.04.12
Por Andrei Silva | Blog Andrei MKT

O conhecimento é um patrimônio que todos nós vamos construindo com o passar do tempo. As nossas vivências e preferências ditam como será a nossa base de criação de conceitos para tudo o que encontramos no decorrer de nosso trajeto na vida.
 
No âmbito organizacional, todos os funcionários que entram em determinada empresa necessitam que exista um cuidado especial, com relação ao seu acolhimento. Esse momento é chamado de aculturação. É a partir dai que um colaborador começa a criar seu conceito laboral, e pode decidir se está à vontade para trabalhar na empresa, ou se essa empresa não correspondeu com suas expectativas. Uma organização que presta os devidos cuidados com um colaborador, dificilmente enfrentará problemas com relação a "vícios" trazidos desse novo funcionário para seu atual ambiente de trabalho. Esses vícios são advindos da cultura do seu trabalho anterior. Manias que, com o tempo, acabam sendo características de cada um, e que podem influenciar no comportamento desse colaborador dentro da nova empresa. Os vícios variam de função a função e podem comprometer o andamento de um trabalho saudável.

Dentre inúmeras manias é possível citar exemplos como: falar alto no ambiente de trabalho, passar muito tempo ao telefone no horário de trabalho, ser exigente demais, mau humor em excesso, falta de compromisso com as atividades, trabalho individual e agressividade com os colegas. Esses fatores podem ser evitados se as empresas possuírem gestores atentos ao momento que corresponde a aculturação de um funcionário. Apresentar a missão e a visão da empresa é o primeiro passo para começar a demonstrar quais são as principais filosofias dentro do ambiente de trabalho. Dar um sentido para as atividades desse colaborador é essencial na criação de um conceito positivo junto ao colaborador. O ideal é fazer as devidas apresentações desse funcionário aos seus novos colegas de trabalho. Levá-lo para conhecer os processos de produção e todos os setores existentes dentro da empresa. Isso é muito importante. Dar as instruções de como ele deve agir na busca por informações mais aprofundadas sobre qualquer processo dentro da organização também é primordial.

Nada mais difícil que começar em um novo emprego e não ter as informações necessárias para começar a dar início às suas atividades não acha?
 
Muitos colaboradores veteranos podem hesitar em passar dados ou, simplesmente, não acham necessário ensinar tudo o que sabem a um novo funcionário. Geralmente por achar que podem perder seu cargo para um "novato". Os colaboradores mais antigos evitam repassar informações elementares para a conclusão de muitas atividades. Deixam os treinamentos pela metade, ou não se importam em ver esse novo funcionário desesperado em busca de informações que eles poderiam repassar. Esse medo, de alguns dos veteranos, acaba comprometendo todo o trabalho de treinamento e também afeta a relação entre funcionários novos e antigos. O ideal é que esses colaboradores veteranos não tenham medo de compartilhar o conhecimento para os demais. Quem é bom se destaca dos outros por trabalhos bem feitos e compromisso com as suas atividades. Caso alguém venha a substitui-lo, é porque, certamente, ele não vem cumprindo com seus compromissos. A disseminação do conhecimento é importante para manter o bom funcionamento dos processos e atividades, desde as administrativas às operacionais. Se bem observado, um funcionário só estará preparado para exercer uma função se ele estiver bem treinado e confiante para desenvolver o trabalho. Caso contrário tudo continuará como está. Se os funcionários novos não aprendem, os veteranos acabam sem pessoas qualificadas para substitui-los, caso haja alguma possibilidade de promoção para eles .No final, quem acaba perdendo oportunidades são os veteranos.

Não adianta querer retardar os processos por receio. Todos devem estar cientes de que o crescimento profissional demanda amadurecimento e, também, da voluntária colaboração na disseminação do conhecimento.

Começar a aplicar esses métodos no ambiente de trabalho é uma questão de preparo pessoal. O colaborador deve entender que seu bom desempenho depende dos demais funcionários. Quando a ajuda é reciproca todos saem ganhando. Nada melhor que trabalhar num ambiente no qual existe troca de experiências, e o conhecimento é bem partilhado.

Link do artigo:
http://andreimkt.blogspot.com.br/2012/03/elimine-manias-e-medos-dissemine.html

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por INESUL às 12:31


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