Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Junho 2012

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930


Pesquisar

 


Quando é necessário Mudar?

Segunda-feira, 04.06.12

Por Alessandra Assad* | alessandraassad.com.br

 
O grande pensador Claus Miller responderia: antes que seja necessário. Veja como algumas coisas que acontecem dentro das empresas, muitas vezes sem querer, fazem com que as mudanças aconteçam automaticamente, mudando todo um comportamento coletivo. Você sabia que inicialmente, o produto Kleenex, da empresa Kimberly-Clark, estava dirigido ao mercado de cosméticos? Era uma toalha para retirar a maquilagem, que se comercializava por um preço elevado. Com esse formato, os Kleenex não deram resultado, mas a empresa reconheceu rapidamente seu erro e relançou o produto sob a forma de lenços descartáveis.

O Post-it® é outro exemplo clássico. Ele surgiu de uma necessidade pessoal do seu inventor, Art Fry, que integrava o coral da igreja e usava marcadores de páginas em seu livro de cantos. Mas toda vez que abria o livro, caía algum marcador. Ele trabalhava no departamento de criação de novos produtos da 3M, e, então, começou a inventar pequenas tiras de papel cobertas com adesivos de baixa intensidade, para tentar resolver o seu problema com o livro de cantos. 

Nessa busca, ele lembrou de uma experiência “fracassada” de outro cientista, que estava procurando um adesivo muito forte e acabou criando um adesivo muito fraco. Adaptando o trabalho anterior ao seu, Art Fry inventou um novo conceito de bloco de recados, o Post-It®, que se transformou em uma solução simples, ágil e eficiente em todo o mundo. Posso apostar que se a idéia inicial fosse a de criar um produto como o Post-It® , talvez o resultado não fosse tão rápido.

E você, como está olhando para as inovações da sua empresa? Como está enxergando oportunidades em experiências sem sucesso? Está esperando o mercado mudar para tentar acompanhá-lo? Lembre-se: a melhor hora de mudar é antes que seja necessário!
 
*Sobre a autora: Alessandra Assad é diretora da AssimAssad Desenvolvimento Humano. Formada em Jornalismo, pós-graduada em Comunicação Audiovisual e MBA em Direção Estratégica, é professora no MBA de Gestão Comercial da Fundação Getulio Vargas, Consultora Senior do Instituto MVC, palestrante e autora do livro Atreva-se a Mudar! – Como praticar a melhor gestão de pessoas e processos.

Link: http://alessandraassad.com.br/artigos_detalhe.asp?id=36
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por INESUL às 17:36


Comentários recentes

  • Felipa Gui

    Sinceramente pra falar a verdade e pra aprender a ...

  • Katherine

    Oi eu tenho uma dúvida, se eu fui aprovado em um p...

  • Saulo

    Sera que os profissionais de RH leram esses coment...

  • Anónimo

    INCRÍVEL QUANDO VOCÊ ESTÁ EM UMA ENTREVISTA CONTAN...

  • Anónimo

    Fui em uma empresa para uma entrevista uma certa v...