Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Junho 2012

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930


Pesquisar

 


Leader Coach

Segunda-feira, 04.06.12

Por José Roberto Marques para o RH.com.br 

 

 

 

Conheça as características do profissional de liderança do século XXI

Quando você ouve a palavra líder, o que lhe vem à cabeça? Imagino que você deva ter visualizado as lideranças mais conhecidas e de sucesso, a exemplo de grandes empresários como - Eike Batista e Bill Gates ou ainda líderes visionários, inteligentes e ousados como Steve Jobs e Mark Zuckerberg. Entretanto, trazendo para o seu ambiente de trabalho, acredito que o que mais chama atenção ainda é aquele superior que causa medo e mantém uma relação extremamente autoritária e distante de seus colaboradores.

É certo que os líderes são um retrato da cultura organizacional das empresas, uma vez que as lideranças também são escolhidas pela adequação ao ambiente, as ideologias, e por terem a capacidade de alinhar essa cultura no grupo como um todo. Porém, em pleno século XXI, e tendo como colaboradores profissionais pertencentes à geração Y, os líderes que ainda acreditam no modelo do "eu mando e você obedece", estão com os dias contados.

Essa liderança obsoleta está cada vez mais distante do perfil de líderes motivadores, agregadores, estimulantes que as novas gerações de colaboradores necessitam para produzir com qualidade e gerar os resultados esperados pelas organizações onde estão inseridos, uma vez que lideranças ruins são um dos maiores responsáveis pelo turnover (rotatividade de pessoas) nas empresas.

Nesse sentido, ter em seus quadros o Líder Coach é hoje, a grande necessidade das empresas, pois este líder une as ferramentas e práticas do Coaching, uma metodologia única e humanista de aceleração de resultados, através do autoconhecimento, desenvolvimento de competências e novas habilidades, no sentido de agregar ao líder atual as qualidades ideais, para que este desempenhe de forma assertiva, seu papel dentro da empresa.

O papel do leader coach não é aquele que apenas cobra resultados, mas o que também sabe delegar as tarefas, monitorar e conduzi-las, ouvir seus colaboradores, dar feedbacks compartilhar suas experiências e conhecimentos, respeitar as opiniões divergentes, conciliá-las e com isso inspirar e motivar seus liderados no alcance das metas.

Características do Leader Coach
- Inspirador (Seus exemplos e profissionalismo são motivações para os colaboradores)
- Respeito e flexibilidade (É respeitado por não impor sua liderança e pela flexibilidade ao receber as contribuições dos colaboradores)
- Conhece sua equipe (Confia em suas capacidades e sabe delegar e dar os feedback necessários a evolução, aperfeiçoamento e crescimento dos colaboradores)
- Planejador e Estrategista (Visionário, focado, planeja as ações, mensura resultados, analisa e direciona as ações para obtenção de novos resultados, sempre mais rápidos melhores e com mais qualidade)
- Empreendedor (Sempre traz novas ideias e soluções)
- Motivador (Não deixa que os liderados percam o foco e a motivação)
- Ousado (Acredita que é possível sempre fazer mais e melhor)
- Proativo (Não apenas delega, mas também age)
- Ouve na essência (Escuta as opiniões dos colaboradores e as leva em conta)
- Sabe Compartilhar (Divide seus conhecimentos e experiências)

Nota-se com todas estas características que um líder que recebeu este aperfeiçoamento, através do coaching, é realmente um líder diferenciado, pois não prioriza apenas os resultados, mas também a qualidade nas relações interpessoais, uma boa comunicação, e vê sempre novas possibilidades de evolução para si e para seus liderados.

O Leader Coach é realmente um inspirador e hoje é dele o papel de agregar de forma sistêmica esse espírito nos resultados da empresa. E tenho certeza de que se você não é ou não tem, vai querer ser ou ter não apenas um, mas vários leader coaches em sua empresa.

 

 

http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/7684/leader-coach.html

Autoria e outros dados (tags, etc)

por INESUL às 17:49


Comentários recentes

  • Scarlett

    ATENÇÃO:EU SOU Scarlett: ESSE É O MEU POST DE AGRA...

  • Daniela Neiva

    Olá a todos, Você precisa de serviços de hackers? ...

  • Maria dominguez

    Você está triste ou deprimido devido à separação/d...

  • Maria dominguez

    Você está triste ou deprimido devido à separação/d...

  • Sandra Williams

    HELLO EVERYONE,This is for everyone seeking recove...