Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Junho 2012

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930


Pesquisar

 


A lacuna da incerteza

Domingo, 10.06.12

Por Amauri Nóbrega | Blog HSM

Normalmente as pessoas que têm vontade de empreender aproveitam o momento em que esse sentimento emerge e saem “queimando pneu”. Elas têm a certeza de que tudo dará certo e vão, “se Deus quiser”, deixar de sofrer com aquele chefe infernal. Infelizmente, as coisas não funcionam bem assim. Em tudo aquilo que vamos trabalhar temos que equilibrar o lado emocional com o racional.
 
Existe uma diferença entre o ideal e o real e essas duas linhas nunca vão estar juntas. Isso acontece em razão das emoções, pois tendemos a acreditar que as coisas estão melhores, principalmente as pessoas otimistas. Se formos olhar para os pessimistas, a diferença também existe, só que no sentido oposto.

Essa diferença jamais irá desaparecer por completo, então, quando imaginamos estar em nossa zona de conforto, é porque a lacuna existente entre a certeza e a realidade está pequena. Ficamos nela porque nos sentimos seguros para enfrentar qualquer fato que venha a surgir. Mas, quando saímos dela, a lacuna tende a aumentar e é nesse momento que precisamos de ajuda para buscar a tranquilidade novamente.

Hoje, pesquisas do Sebrae demonstram que grande parte das empresas não sobrevivem ao primeiro ano e poucas passam de três anos. Essa realidade pode ter diversos fatores, mas o principal que vejo é aquela vontade (muitas vezes por necessidade) de se ter o próprio negócio, acreditando que terá uma vida tranquila e que será fácil.

Nesse momento, o pretenso empreendedor acaba sendo o dono da verdade, com olhos apenas para os pontos positivos e vai em frente sem buscar ajuda. Se você estiver partindo para um projeto desses, lembre-se que você está aumentando a lacuna e não o contrário. Pense nisso antes de ir em frente, escute as “duas” vozes que estão no seu interior e tome a melhor decisão. Lembro-me de um ditado popular que se encaixa bem aqui: “Todo mundo vê e deseja o jardim verde e florido do vizinho, entretanto, ninguém enxerga a conta de água que ele paga e a dedicação dele”.

Link: http://www.hsm.com.br/blog/2012/05/a-lacuna-da-incerteza/

Autoria e outros dados (tags, etc)

por INESUL às 23:46


Comentários recentes

  • Felipa Gui

    Sinceramente pra falar a verdade e pra aprender a ...

  • Katherine

    Oi eu tenho uma dúvida, se eu fui aprovado em um p...

  • Saulo

    Sera que os profissionais de RH leram esses coment...

  • Anónimo

    INCRÍVEL QUANDO VOCÊ ESTÁ EM UMA ENTREVISTA CONTAN...

  • Anónimo

    Fui em uma empresa para uma entrevista uma certa v...