Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Julho 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031


Pesquisar

 


A comunicação efetiva

Quarta-feira, 25.07.12

 

- Será que de fato, comunicamos exatamente o que queremos?

 

Muitas pessoas confundem a comunicação com o simples fato de terem dito alguma coisa; entretanto, a comunicação se processa efetivamente quando o outro compreendeu exatamente o que estamos transmitindo.

 

Isso ocorre porque aquilo que ouvimos é decodificado conforme nossa escala de valores; cultura, crenças, capacidades e até o momento psicológico.

 

Além dos critérios do receptor, há a maneira como as informações são transmitidas. Um tom agressivo, gestos inadequados ou uma expressão irônica, podem reduzir a atenção ou o interesse do outro.

 

Para haver uma efetiva comunicação, aparentemente tão fácil, além de considerar a linguagem e a gramática, sugerimos levarem em conta alguns outros detalhes e recursos:

 

- A comunicação se processa, de fato, quando o outro compreendeu exatamente aquilo que foi dito. Para testarmos a compreensão do outro, a melhor maneira é perguntar o que ele compreendeu;

 

- Desenvolver e exercitar a empatia que é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, entender seus bloqueios, vocabulário, nível cultural etc;

 

- Uso de recursos técnicos, tais como uma voz bem administrada, com um volume adequado, boa tonalidade e dicção clara, além da expressão da emoção adequada ao conteúdo da fala;

 

- Uso de gestos, do corpo, da expressão facial e corporal condizentes com o conteúdo;

 

- Idéiam bem organizadas sendo explanadas dentro de uma estrutura lógica, com começo, meio e fim, evidenciando o objetivo da fala;

 

- Uso de ilustrações, notadamente em situações de vendas, negociações, treinamentos e palestras;

 

- Memória treinada e bem desenvolvida, instrumento poderoso gerador de brilhantes apresentações, além de propiciar segurança ao comunicador.

 

Em síntese, para ser um excelente comunicador, para falar bem, com clareza, técnica, elegância e naturalidade e ser, de fato, compreendido, é fundamental haver um profundo respeito pelo outro. Somente assim haverá a empatia necessária para, cada vez mais, haver um melhor entendimento entre as pessoas.

 

Link:

Autoria e outros dados (tags, etc)

por INESUL às 12:43


Comentários recentes

  • Felipa Gui

    Sinceramente pra falar a verdade e pra aprender a ...

  • Katherine

    Oi eu tenho uma dúvida, se eu fui aprovado em um p...

  • Saulo

    Sera que os profissionais de RH leram esses coment...

  • Anónimo

    INCRÍVEL QUANDO VOCÊ ESTÁ EM UMA ENTREVISTA CONTAN...

  • Anónimo

    Fui em uma empresa para uma entrevista uma certa v...