Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Agosto 2012

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031


Pesquisar

 


Entraves da Criatividade e Inovação – Sua ideia “faz sentido”?

Terça-feira, 28.08.12

A alegação “de que não se constrói nada sozinho”, senso comum entre pessoas e organizações, nada mais é que um clichê pouco aplicado na prática. Muitas empresas nascem com capacidade de inovar, mas, poucas vivem disto. A ideia da criatividade “como uma fantasia” induz empreendimentos de grande potencial a deixarem de investir no processo criativo que demanda atenção, trabalho árduo e um exercício constante de tentativa e erro. É preciso reaprender o pensar e eliminar entraves da criatividade e da inovação.

Vivemos na era em que reconstruir o “pensamento crítico” se tornou indispensável para a elaboração de soluções eficientes e eficazes. Um fator sufocado por comportamentos de uma sociedade moldada e manipulada para a inconsciência de sua própria destruição. Quando se trata de MPEs – Micro e Pequenas Empresas, muitas vezes, a tendência destes padrões estarem incutidos nos modelos de gestão, chega a ser maior, o que demanda investimento em capacitação do empreendedor e das demais lideranças, principalmente.

À medida que se vence este desafio é preciso estar atento a outro ponto. O fator criatividade está diretamente ligado à liberdade do pensar e lideranças com alto grau de senso crítico podem ser a fonte do bloqueio de grandes ideias, o que requer gestores mais preparados, receptivos e ponderados. A percepção fantasiosa de que ser criativo é um dom ou está ligado à arte, limita o fator inovação por criar fantasmas de incapacidade nas pessoas e de ineficiência dos processos.

Uma situação, mais comum em organizações de maior porte, vem sendo aplicada em MPEs, frequentemente. Trata-se de premiações, concursos e/ou incentivos financeiros. Estratégia que acaba migrando para a pressão por resultados imediatistas, devido à preocupação demasiada com os lucros, à falta de planejamento estratégico e qualificação das lideranças, o que afeta, consideravelmente, o processo de inovação.

 

Um cenário que provoca “a queima de etapa do pensar, analisar e criar” soluções inovadoras para produzir “incubadoras de resultados instantâneos”, de baixo desempenho organizacional, com produtos e serviços que acabam por custar caro para as empresas e são incapazes de gerar destaque e vantagem competitiva no mercado.

Outro grande entrave da inovação é a resistência à mudança, o medo de arriscar, de pensar e agir diferente de uma maioria que aderiu ao senso comum do “não posso”. A criatividade não deve ser pensada como uma atividade presa à organização, mas, como uma ferramenta “sem paredes”, sem limites, que pode ser ensinada e aprendida, que deve transformar pessoas para que estas sejam capazes de proporcionar mudanças ao seu mundo e elaborar soluções surpreendentes para o meio. Algo que deve ser construído junto a cada membro, respeitando suas particularidades, para produzir evoluções conjuntas do grupo que compreende a organização.

Neste vídeo você confere 20 dicas simples e rápidas para ajudar a eliminar entraves e inspirar práticas de inovação no dia-a-dia.

 

Estimular a criatividade é uma maneira de organizar as ideias da empresa, deixá-las mais claras, melhorar a autoestima individual e coletiva. O momento é de olhar para si com outros olhos, repensar produtos e serviços condizentes com o ambiente interno e externo ao empreendimento, rever as práticas, os propósitos, o patamar onde se está hoje com a atuação do presente e mudar em prol de algo mais sólido e duradouro, com revisão e aprimoramento contínuo. As pessoas compram soluções, não ofertas vazias e incondizentes à uma realidade.

Para você, deixo apenas uma reflexão: pare, pense e pergunte a si mesmo – sua ideia “faz sentido” e para quem? A resposta a esta questão é o guia que vai lhe dizer se deve continuar a trajetória ou buscar uma nova rota para o seu negócio.

 

  

Ideia de marketing

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por INESUL às 12:28


Comentários recentes

  • Nino

    Nem todo mundo ama essa prisão corporativa em que ...

  • Felipa Gui

    Sinceramente pra falar a verdade e pra aprender a ...

  • Katherine

    Oi eu tenho uma dúvida, se eu fui aprovado em um p...

  • Saulo

    Sera que os profissionais de RH leram esses coment...

  • Anónimo

    INCRÍVEL QUANDO VOCÊ ESTÁ EM UMA ENTREVISTA CONTAN...