Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Agosto 2012

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031


Pesquisar

 


A importância do aprendizado de técnicas de liderança e motivação como competências na minha vida profissional.

Terça-feira, 28.08.12
Por: Evandro Ávila Franco


Acredito que algumas pessoas nascem com atributos e talentosimportantes para liderar, porém se não souberem como usá-los de forma adequada não levaram ninguém a lugar nenhum e a um bem comum a todos.


Saber que é possível aprender e desenvolver técnicas de liderança e motivação já deve ser por si só um agente motivacional. Eu não preciso a vida toda esperar que me digam para que lado seguir, e ser somente os vagões de um trem puxado por uma locomotiva.


Quantas vezes nos aborrecemos com atitudes incoerentes de supostos líderes que comandam com imposições fazendo uma guerra fria com as pessoas. “Líderes” que não tem estratégia, que não pensam no bem comum da empresa, que não tem nenhum tipo de empatia com as pessoas. Indagamo-nos que se fossemos nós a liderar faríamos melhor.


Sorria! Você pode ser o maquinista desta locomotiva, mostrar a direção certa a ser seguida para o bem comum da sociedade e da sua empresa.


Uma boa comunicação que é uma característica importante de um bom líder pode ser dilatada, o primeiro passo é querer, mas, muitos têm dificuldade em se expressar e fazer-se entender, porém está particularidade pode ser estudada e ampliada.


Além disso, dizem por aí que o fato de termos dois ouvidos e uma única boca não são por acaso, vem nos mostrar que devemos mais ouvir do que falar. Vamos fazer um trabalho de reflexão: Imaginem vocês se aquele seu colega de trabalho falante tivesse duas bocas, quão destoante seria e cansativo ouví-lo falar por horas e horas. Brincadeiras a parte, um bom líder ouvi as pessoas, cria empatia com seus liderados, compreende suas necessidades e direciona-os para uma intenção onde todos podem ganhar, empresa e funcionários, num jogo de ganha-ganha.


Quanto a motivação, esta ocorre de dentro do ser humano para fora, ela recebe sim influências externas, mas é uma atitude, é uma ação, uma força interna do nosso organismo que nos impulsiona, nos direciona, que nos faz caminhar, um motor em pleno funcionamento.


Consigo sentir dentro de mim esta força, e gostaria de compartilhar com os senhores, sinto um desejo enorme de aplicar todas as disciplinas estudades em minhas atividades diárias, sejam elas profissionais ou pessoais, anseio muito fazer diferente e desenvolver as especialidades de um líder e poder ajudar as pessoas com ética e profissionalismo, alegria e disposição.


Quero fazer diferente de tudo que já vi e vivi na minha vida profissional, não serei o reflexo de tudo que assisti dos meus supostos líderes, significarei o oposto do que me aborrecia neles e que era alvo de minhas críticas internas que só meu coração conhecia.


Existe um provérbio Chinês que diz: “não podemos passar pela vida sem fazer três coisas, plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro”. Já plantei uma árvore, o livro escrevo diariamente com a minha vida, um filho terei logo mais, e tomo a liberdade poética de acrescentar mais um evento ao provérbio, não podemos passar pela vida sem antes influenciar positivamente as pessoas.


Você também pode caro amigo, antes de ser um Especialista em Pessoas, ser uma Pessoa Especial, lembrando-se sempre que as diferenças não são barreiras e sim riquezas que devem ser exploradas por nós. Amém.



Evandro Ávila Franco: Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Tecnologia de Jahu - FATEC

Autoria e outros dados (tags, etc)

por INESUL às 12:43


Comentários recentes

  • Anónimo

    Porém eu lhe digo Felipa Gui, existem pessoas que ...

  • Nino

    Nem todo mundo ama essa prisão corporativa em que ...

  • Felipa Gui

    Sinceramente pra falar a verdade e pra aprender a ...

  • Katherine

    Oi eu tenho uma dúvida, se eu fui aprovado em um p...

  • Saulo

    Sera que os profissionais de RH leram esses coment...