Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Outubro 2012

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031


Pesquisar

 


Saiba como driblar a desmotivação

Segunda-feira, 01.10.12
Por Márcia Assim* | Administradores.com

 

A relação entre chefe e subordinado e a falta de perspectiva de crescimento, aliados a um clima insatisfatório, são fatores que ocupam o primeiro lugar em termos de desmotivação profissional. Em seguida, vêm o descontentamento, a remuneração e a atividade realizada. E, como do ponto de vista da empresa, funcionário desmotivado é sinônimo de baixa produtividade, é preciso ficar atento a essa situação.

 

E como driblar essa desmotivação? Nada como uma boa conversa, para detectar as razões dessa fase. Durante esse processo, é possível reverter a situação e distribuir melhor as tarefas, ou até mesmo mudar o colaborador de área, caso seja de seu interesse. É possível, por meio de soluções simples, deixar ambas as partes satisfeitas e recuperar a produtividade com esse remanejamento.

 

Como na correria do dia a dia os sinais de desânimo podem passar despercebidos, é fundamental melhorar a interface do Departamento de Recursos Humanos com os colaboradores, bem como investir em programas que busquem aumentar a integração entre os funcionários e a retenção de talentos.

 

Ginástica laboral, massagem, comunicação interna intensa, treinamentos, entre outros, podem capacitar, aprimorar e motivar a equipe. Já para atrair talentos, são recomendados um programa de boas-vindas, com a realização de palestras e exibição de vídeos, e um período que permita aos recém-chegados conhecer um pouco mais da história da rede e vestir a camisa da empresa. Para os mais antigos, uma atividade de reintegração, em que funcionários de diferentes setores possam interagir e trocar experiências, pode formar um time mais coeso e bem ambientado.

 

A relação com os colaboradores também deve ultrapassar as atividades rotineiras. O objetivo é encontrar sempre novas formas de motivar e formar talentos para o crescimento da empresa e da economia do País. Recursos humanos são uma prática diária, que requer sensibilidade, razão e ação.

 

*Sobre a autora: Márcia Assim é Gerente de Recursos Humanos da Kalunga

 

Link:

Autoria e outros dados (tags, etc)

por INESUL às 19:49

1 comentário

De ALEXANDRA REGINA a 02.10.2012 às 19:12


Para a empresa ter um bom desenvolvimento, é preciso que seus colaboradores estejam satisfeitos. Caso seja notado sinais de desanimo em um indivíduo ou em um grupo, o gestor precisa rapidamente conversar com essas pessoas e saber o motivo da desmotivação, para solucionar o problema.
Profissionais motivados e satisfeitos produzem mais.

Comentar post



Comentários recentes

  • Felipa Gui

    Sinceramente pra falar a verdade e pra aprender a ...

  • Katherine

    Oi eu tenho uma dúvida, se eu fui aprovado em um p...

  • Saulo

    Sera que os profissionais de RH leram esses coment...

  • Anónimo

    INCRÍVEL QUANDO VOCÊ ESTÁ EM UMA ENTREVISTA CONTAN...

  • Anónimo

    Fui em uma empresa para uma entrevista uma certa v...