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A conexão comunicação-sucesso

Segunda-feira, 01.10.12

Por Bruno Krug | Consultores.com.br

"Quando as pessoas acreditam em você, elas buscam ajudá-lo a conseguir o que quer."
 
Das muitas habilidades necessárias para que uma pessoa consiga alcançar maior sucesso na vida, sem sombras de dúvida se destaca a necessidade de se possuir a habilidade de comunicação, a qual é uma verdadeira chave para o sucesso pessoal e profissional. É graças a comunicação que podemos conseguir o apoio que precisaremos na nossa caminhada para a realização dos nossos objetivos. 
 
Se observarmos os líderes, grandes ou pequenos, ou também a maioria das pessoas bem-sucedidas, veremos que estas pessoas são excelentes comunicadores. No caso dos líderes podemos ver facilmente que a habilidade da comunicação é um dos principais instrumentos de conquista e liderança. Por meio da boa comunicação é que estas pessoas conseguiram formar a sua volta uma grande rede de apoio para construir o sucesso que tanto almejavam. Do mesmo modo, por meio de suas atitudes positivas e de uma boa comunicação, sempre lhe será bem mais fácil conquistar pessoas e obter apoio para a realização dos seus objetivos. 
 
Esta habilidade de conquistar pessoas, de fazer amigos, de convencer, persuadir, motivar, orientar e ajudar, é um fator que certamente fará de nós pessoas conhecidas em nosso meio e profissão, e promoverá a divulgação dos nossos trabalhos, pois se conseguirmos passar uma imagem agradável e positiva, certamente a nossa mensagem será recebida com maior facilidade pelas demais pessoas. Naturalmente estamos limitados pelo conhecimento que dispomos, como também pela quantidade de energia, inteligência e tempo que possuímos. Por melhor que sejamos, por mais esforço que possamos fazer, haverá sempre um limite para nossas forças, habilidades e tempo disponível. Sendo assim, para que possamos multiplicar nosso tempo, habilidades, inteligência, criatividade e conhecimentos, precisamos somar aos nossos esforços o esforço de outras pessoas. 
 
É na gerência que mais notamos a necessidade de sermos bons comunicadores, pois da habilidade de saber se comunicar com eficácia que poderemos conseguir ou não gerenciar um grupo de pessoas e uma organização. Desde fazer uma comunicação de novas normas ou uma delegação de novas tarefas, até mesmo um processo de implantação de um programa de qualidade total ou reengenharia, sem sombra de dúvida, o sucesso ou o fracasso terá muito a ver com a capacidade de comunicar e conquistar as pessoas para apoiar e realizar o que se quer. 
 
Quanto mais pessoas conseguirmos conquistar para nos apoiar na busca de nossos sonhos, tanto mais fácil será a concretização dos mesmos. E para que isto ocorra com facilidade precisamos saber nos comunicar melhor com os demais. 
 
No nosso próximo artigo iremos repassar algumas dicas práticas de como aumentar nossa eficácia na comunicação pessoal e profissional. 
 
Lembre-se do valor da comunicação, observando a veracidade da seguinte frase: 
 
“Apenas um terço das insatisfações dos clientes deve-se a defeitos no produto ou serviço. Os restantes dois terços são falhas de comunicação.”
 

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por INESUL às 19:50


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