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Seja versátil e se relacione de forma assertiva

Segunda-feira, 22.10.12

Por Breno Costa* | Comunidade Mais 

 
Em qualquer empresa que trabalhe, se situe onde está. Procure saber quem são os mais receptivos, e os menos. Procure saber quem são os mais difíceis de lidar, os mais antigos, os que contam tudo para o chefe, etc. Veja algumas dicas de como lidar com alguns personagens da sua empresa:
 
Funcionário patrimônio.  É aquele que está a mais tempo na empresa que o presidente, ou aquele que faz parte da fundação da empresa. São os antigos, de forma geral. Este sujeito é um dos mais difíceis de lidar, pois acredita que na maioria das vezes sua opinião merece maior crédito ou, no pior dos casos, é irredutivelmente a melhor. Claro que temos que levar a opinião dele em consideração, mas quando for preciso questioná-la, vá com cuidado. Primeiramente, faça um elogio (sem puxar saco) para depois contestar. No dia-a-dia, tente priorizar as demandas dele e entregue tudo no prazo, pois isso trará afeição deste personagem que pode ser um aliado de peso em discussões, propostas e até mesmo em acusações.
 
Lisos. São aqueles que têm informações privilegiadas e fácil acesso aos cargos mais elevados. Atenda às suas demandas da mesma forma descrita anteriormente. Escute tudo que eles têm a dizer sem dar sua opinião, pois seu palpite pode ser utilizado de forma distorcida e lhe trazer problemas. Não repasse as informações obtidas com este personagem a ninguém, pois isso pode gerar quebra de confiança. Utilize os dados obtidos com os lisos para entender melhor a empresa e as pessoas envolvidas nos processos caso um dia precise.
 
Chefes. Nem sempre os superiores conseguem saber tudo que você está fazendo. Ou se o que você faz é fácil ou difícil. Geralmente os chefes possuem apenas uma visão generalizada do que cada um de um determinado setor faz. Em cada contato com seu superior, tente esclarecer dúvidas (isso mostra que você está interessado no trabalho), comente, mesmo que informalmente, sobre algum ocorrido do seu setor. Em alguns casos, até mesmo um relatório das atividades de um determinado período de tempo deve ser enviado. De forma geral, as pessoas precisam saber se você está trabalhando bem. Mas aqui um cuidado: não seja inconveniente, cansativo, ou alguma coisa do tipo. Use o bom senso.
 
Esquentadinhos. Tente não levar para o lado pessoal brigas que acontecem por um motivo em que os envolvidos buscam um resultado melhor. As pessoas possuem temperamentos e atitudes diferentes. Algumas discussões no ambiente de trabalho são necessárias, levar todas elas para o lado pessoal só dificulta o clima dentro da empresa.

*Sobre o autor: Breno Costa é graduado em Comunicação Social - Gestão de Comunicação Integrada com habilitação em Relações Públicas e MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Geriu a assessoria de comunicação e marketing de um grande hospital por mais de 2 anos e atualmente presta serviços sob a marca DNA Consultoria, com foco em pequenas e médias empresas. Siga no twitter: @ConsultoriaDNA e curta no Facebook: ConsultoriaDNA.

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por INESUL às 11:14


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