Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Novembro 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930


Pesquisar

 


Incentivar a cultura empreendedora pode ser um ótimo negócio

Segunda-feira, 12.11.12
Por Fernanda Fonseca* | Comunidade Mais
 
Na próxima semana começa o movimento mundial em prol do desenvolvimento da cultura empreendedora, a Semana Global do Empreendedorismo. O movimento, que será realizado no Brasil entre os dias 12 e 18 de novembro, começou em 2008 e desde então vem ganhando força e ajudando a mobilizar milhões de pessoas e milhares de instituições ao redor do planeta. 
 
Foi movida por esta onda empreendedora que achei interessante resgatar algumas questões que podem, de alguma forma, ajudar a gerar uma reflexão sobre como a cultura empreendedora pode ser desenvolvida dentro de cada empresa.
 
Em primeiro lugar vale lembrar qual é o ingrediente básico que move todo processo empreededor: a busca pela mudança.

É a insatisfação com algo que não está nos agradando que nos move para buscar o novo e é exatamente este processo que nos possibilita exercer diariamente ações empreendedoras.

Mas é importante lembrar que a diferença básica entre o empreendedor e os demais profissionais não é vontade de querer mudar e sim a ação para que esta mudança realmente aconteça.
 
Movido pela vontade de mudar, o empreendedor é capaz de encarar grandes desafios. E é neste processo que ele exercita 10 comportamentos:
 
1. Busca de oportunidades e iniciativa
2. Corre riscos calculados
3. Exigência de qualidade e eficiência 
4. Persistência
5. Comprometimento
6. Busca de informações
7. Estabelecimento de metas
8. Planejamento e monitoramento sistemáticos
9. Persuasão e rede de contatos
10. Independência e autoconfiança
 
O empreendedorismo é um movimento que está diretamente associado à dinâmica das empresas, não só à criação e condução de negócios. Ele acontece de diferentes maneiras e em diversas instâncias e pode ser facilmente detectado em equipes visionárias, que questionam, que ousam, que querem algo diferente e que fazem acontecer.
 
O intra-empreendedorismo ou empreendedorismo corporativo trata de uma nova cultura organizacional que dá espaço para o desenvolvimento ou aplicação das características empreendedoras em seus processos estratégicos e decisórios para o desenvolvimento de inovações.
 
O empreendedorismo trata de comportamento, por isto, minha proposta é para que cada um, pelo menos nesta próxima semana, exercite o processo de mudança, independente do tamanho desta mudança. Vale mais o passo para sair de uma situação de conforto. Aos poucos, passos pequenos viram um hábito e quando você perceber já terá dado passos enormes em busca do seu objetivo. Eu garanto que o resultado, mesmo que demore, será muito recompensador. 
 
Se você quiser participar das atividades da Semana Global de Empreendedorismo ou conhecer um pouco mais sobre este movimento acesse o site: www.semanaglobal.org.br. Aproveite para encontrar atividades que serão realizadas na sua região.

*Sobre a autora: Fernanda Fonseca é Relações Pùblicas e MBA em Gestão Empreendedora. É uma das responsáveis pelo 
Moblife [+]Comunicador Blog: RPosicionado a Comunciação Empresarial. Twitter: @fernandaccf Linkedin:FernandaFonseca

Autoria e outros dados (tags, etc)

por INESUL às 10:36


Comentários recentes

  • Felipa Gui

    Sinceramente pra falar a verdade e pra aprender a ...

  • Katherine

    Oi eu tenho uma dúvida, se eu fui aprovado em um p...

  • Saulo

    Sera que os profissionais de RH leram esses coment...

  • Anónimo

    INCRÍVEL QUANDO VOCÊ ESTÁ EM UMA ENTREVISTA CONTAN...

  • Anónimo

    Fui em uma empresa para uma entrevista uma certa v...