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Feedback – O maior desafio para os gestores

Quarta-feira, 23.11.11

Por Robson Pantolfi* | Artigonal

Durante muito tempo se acreditava que bom relacionamento no trabalho, era sinônimo de politicagem e de agradar a todos.

Nos tempos de hoje, não adianta você elogiar um profissional e quando chegar o momento dele ser promovido você simplesmente dizer que não. Isso não faz sentido nos tempos modernos.

Além disso, as equipes são muito exigidas no mercado, estão sempre se reciclando e se desafiando. Conseqüentemente estão cobrando mais feedback sobre o andamento de seu trabalho, para que tenham a certeza de estar no caminho certo ou de estarem corrigindo adequadamente seus pontos fracos.

O problema e justamente ai, pois naturalmente somos humanos o que nos leva a:

- Termos medo de magoar ao criticar.

- Termos medo de que nossas palavras sejam confundidas ao elogiar.

- Termos medo de parecer fraco ao reconhecermos nossos erros.

- Termos dificuldade de lembrar das necessidades das outras pessoas.

- Termos dificuldade em confiar a nossa opinião.

- Termos dificuldade em gostar de cuidar das pessoas.

- Termos dificuldade em reconhecer que motivação não é só o dinheiro.

- Termos dificuldade em perceber que as pessoas ficam ansiosas em saber sobre o resultado do seu trabalho.

- Termos medo de perder o profissional após um feedback sincero.

Tudo isso é ser humano e é absolutamente normal, mas como estamos falando de ambientes profissionais onde estamos constantemente nos superando, entendo que temos que deixar nossos vícios e paradigmas humanos e mostrar nossa força de líder.

Com base no que tenho ouvido de muitas equipes seguem algumas dicas:

- Seja sempre transparente com o profissional, esteja ele bem ou mal em relação as expectativas do trabalho dele.

- Todas as críticas precisam ser claras e objetivas, no sentido de mostrar com exemplos quais estão sendo as falhas e o que isso gera de problema ao grupo ou a empresa.

- Todas as críticas precisam dar norte ao profissional de que alternativas ele pode optar para melhorar, como por exemplo, dicas de organização usando ferramentas ou agendas.

- Toda crítica deve ser feita em particular a não ser que seja para a equipe.

- Todo elogio deve ser pautado também em atitudes do trabalho e não em questões pessoais.

- Elogio em público além de motivar o profissional, serve de exemplo positivo ao grupo.

- Não existe tempo definido entre um feedback e outro. É importante que o profissional tenha constantemente conhecimento de como está sendo visto seu trabalho.

- Existem milhares de formas de se dar feedback, mas uma forma única de entender se você está sendo justo. OUÇA AS PESSOAS.

- Entenda que para que seu feedback tenha credibilidade você precisa conquistar a confiança da equipe e para isso, você precisa cuidar das necessidades e interesses da equipe.

- Dar feedback sobre processos que você não entende ou que está muito ausente, só terá credibilidade mediante resultados medidos e/ou ajuda de outro profissional de referência que esteja mais próximo do que você.

- Feedback para profissional que não sabe qual é o objetivo e expectativa do trabalho, não tem valor efetivo.

- Esteja pronto para pedir feedback também.

- Esteja pronto para receber feedbacks negativos e servir de exemplo de como absorver com olhar positivo e construtivo.

Conclusão

Além disso, a minha recomendação é que você pratique o feedback, comece com um amigo, diga o que ele fez de bom ou de ruim e o porquê você tem esse tipo de entendimento.

É claro que se a pessoa não consegue absorver de forma positiva o feeback, você também pode ajudar com feedback comparativo e mensurável, sempre compreendendo as diferenças de cultura de cada pessoa.

Tente, experimente, faça um feedback e não seja ausente.

A saúde de sua equipe depende disso. Sucesso.


* Robson Pantolfi: Consultor Empresarial e de TI, especialista SCRUM Master, professor e palestrante com foco em desenvolvimento empresarial, motivação e inclusão social. Autor do livro "A Poesia do Nosso Dia a Dia". Contato: robpantolfi@ig.com.br

Link da matéria:
http://www.artigonal.com/recursos-humanos-artigos/feedback-o-maior-desafio-para-os-gestores-5356607.html 

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por INESUL às 15:51


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